Foi lançado nesta sexta-feira (9) o documentário ‘Mamãe’, produzido por estudantes do curso de Jornalismo do CCTA/UFPB, dentro do projeto Sala 221, produto da disciplina Oficina de Telejornalismo, ministrada pela professora do Departamento de Jornalismo (DEJOR/CCTA) Fabiana Siqueira.
A equipe do documentário é composta pelos estudantes de Jornalismo do CCTA/UFPB Alice Joplin, Angélica Gouveia, Gabrielly Kawany, Letícia Silva e Valber Adelino. A ideia para a produção surgiu durante uma reunião de pauta da disciplina, na qual os estudantes pensaram em construir um produto jornalístico que aproximasse o público a partir dos sentimentos.
O documentário foi construído a partir das vivências de diferentes mulheres com a maternidade. A partir desses relatos, histórias de amor, trabalho e força são compartilhadas pelas entrevistadas.
“Foi quando pensamos no mês de maio e nas datas comemorativas. Não tem como falar de maio sem pensar nas mães. Então, pensamos em homenageá-las, e o nosso foco foi, principalmente, as mães que trabalham e precisam conciliar a rotina com os cuidados maternos. Por estarmos inseridos dentro da universidade, a nossa ideia era trazer as mamães desse ambiente. Mulheres como a professora Glória Rabay, do curso de Jornalismo. A jornalista Larissa Pereira, formada na UFPB, e a estudante Ludmylla, que concilia não só a vida acadêmica, mas, também, o trabalho de Social Media com a maternidade. Também entrevistamos a servidora da instituição, Germana, que voltou da licença maternidade, e Danielle, mãe e gerente de uma das lanchonetes do Campus I”, relata a estudante Letícia Silva.
A professora Fabiana explica que a construção do documentário ‘Mamãe’ partiu de uma junção entre as ideias e o formato propostos pelos estudantes e pelas orientações dela ao longo das aulas: “Eu achei bem interessante a forma como eles [os estudantes] estruturaram, e as diferentes perspectivas e personagens que eles acabaram indo atrás, desde mães recentes, mães que já têm filhos adultos ou adolescentes, mães que não apenas geraram, mas também hoje são avós e também adotaram. Então, tem diferentes mães ali representadas dentro desse processo”, comenta a professora.
Para assistir ao documentário ‘Mamãe’, acesse o canal no YouTube oficial do Sala 221!
SINOPSE: O documentário ‘Mamãe’ conta a história de diferentes mães e suas trajetórias de vida. Esta produção mostra a realidade de cada mulher após a chegada da maternidade. Entre rotinas de trabalho e estudo, está a missão de amar e cuidar de um filho. Histórias diferentes, mas que ensinam, encorajam e mostram a força, a persistência e o amor puro e singular de cada mãe. Unindo todas as trajetórias, a obra apresenta, ainda, uma homenagem ao Dia das Mães, celebrado no segundo domingo do mês de maio.
FICHA TÉCNICA
Produção: Alice Joplin, Angélica Gouveia, Gabrielly Kawany, Letícia Silva e Valber Adelino
Supervisão: Fabiana Siqueira
SOBRE O SALA 221
O Sala 221 é um produto da disciplina Oficina de Telejornalismo, ministrada pela professora do Departamento de Jornalismo (DEJOR/CCTA) Fabiana Siqueira. Dentro do projeto, os estudantes de Jornalismo têm a oportunidade de conhecer e produzir diversos conteúdos dentro do audiovisual.
“Há um consenso entre os pesquisadores que trabalham e pesquisam telejornalismo de que hoje, o ‘tele’ está além da televisão, ele está na tela do celular, do tablet, do computador etc., são múltiplas telas, e a visão que a gente estabelece, e está na ementa da disciplina, é da produção de telejornais e de produtos experimentais, não é só documentário. Então, é meio livre a produção de conteúdos, aí depende do andamento de cada semestre”, explica a professora Fabiana Siqueira.
No período 2024.2, a turma da disciplina Oficina de Telejornalismo produziu 7 telejornais e 8 produtos experimentais em jornalismo.
Para acompanhar todas essas produções em audiovisual, acesse o canal no YouTube oficial do Sala 221!
Redação: Esther Sousa (bolsista da Extensão do CCTA)
Edição: Afra de Medeiros
Data da publicação: 09/05/25