Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Estudante de Jornalismo do CCTA conquista 1° lugar em prêmio nacional de Comunicação

Na última segunda-feira (4), o estudante de Jornalismo do CCTA/UFPB, Mike Rodrigues, conquistou o 1° lugar na categoria áudio da IV edição do Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), com a reportagem ‘Akangatu: Saúde Mental dos jovens indígenas da Paraíba’.

A premiação da FJLES tem o objetivo de promover, junto aos meios de comunicação e às mídias sociais, a conscientização acerca da saúde da criança e do adolescente entre jornalistas, produtores de conteúdo, agentes e gestores públicos, e toda a sociedade civil.

O evento aconteceu em São Paulo, conferindo ao estudante, entre outras premiações, um certificado e um troféu pelo 1° lugar.

Segundo o estudante Mike Rodrigues, a temática da reportagem foi inspirada a partir de uma pesquisa iniciada em 2006 pelo professor Paulo Verlaine, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que avaliou indígenas da etnia Karajá para determinar a prevalência de transtornos mentais entre crianças de 7 a 14 anos de idade. O professor observou que a prevalência em indígenas é 22,1%, enquanto que o índice observado na população não indígena fica em torno de 13%.

Isso me acionou um alerta, e eu quis entender quais as razões para essa diferença. Para entender melhor, eu embarquei em uma viagem para conversar com lideranças, pais, adolescentes e profissionais da saúde nas treze aldeias que abrigam a população indígena Potiguara. Durante três meses, contactei os vários órgãos que cuidam da saúde indígena no Brasil, na busca por mais dados que explicassem esse adoecimento tão precoce”, relata Mike Rodrigues.

Além de estudante do CCTA/UFPB, Mike Rodrigues é estagiário,  há mais de um ano, da Rádio Tabajara, que integra a Empresa Paraibana de Comunicação, atuando nos setores de produção e de reportagem.

A reportagem vencedora está disponível no Spotify.

Redação: Esther Sousa (bolsista da Extensão do CCTA)
Edição: Débora Freire (jornalista no CCTA)