Professor do Departamento de Música do CCTA vence concurso internacional com instrumento de percussão
O professor do Departamento de Música (DEMUS/CCTA), Eli-Eri Moura, foi um dos vencedores do Franco Proposal Contest, concurso internacional que avalia propostas de composição original para o carrilhão. Carrilhão trata-se de um instrumento de percussão feito com cerca de 48 sinos de bronze, afinados cromaticamente, que são tocados via teclado especial (com mãos e pés, como um órgão).
O professor Eli-Eri Moura atua nos programas de Graduação e de Pós-Graduação em Música do CCTA/UFPB. Fez Mestrado e Doutorado em Composição na McGill University, em Montreal, no Canadá. Além de professor, ele também é compositor, teórico e regente.
“Eu nunca havia escrito para o carrilhão, portanto está sendo uma experiência fantástica e desafiadora. É sempre bom para o compositor se aventurar na escrita de instrumentos novos para ele, faz parte do ofício, e no caso do carrilhão, para mim, é um instrumento simplesmente maravilhoso e belo, embora desafiador”, relata o professor Eli-Eri.
O concurso é promovido pela Guild of Carillonneurs in North America (GCNA), uma organização sem fins lucrativos que se dedica a fomentar a arte do carrilhão na América do Norte, por meio do apoio aos músicos e encorajamento à construção de novos carrilhões.
O prêmio inclui o recebimento de 2 mil dólares para cada ganhador e a publicação dos trabalhos vencedores pela GCNA, promovido no site da organização e com estreia no Congresso da GCNA de 2025.
Redação: Esther Sousa (bolsista da Extensão do CCTA)
Edição: Débora Freire (jornalista no CCTA)