Curso de Bacharelado em Artes Visuais do CCTA alcança nota máxima em avaliação do Ministério da Educação
Curso de Bacharelado em Teatro também foi avaliado e obteve boa pontuação
Dois cursos do CCTA obtiveram ótimos resultados na avaliação realizada, este ano, pelo Ministério da Educação (MEC).
O Curso de Bacharelado em Artes Visuais do Centro alcançou o conceito 5, nota máxima do parecer do MEC. Já o curso de Bacharelado em Teatro conquistou o conceito 4, sendo considerado muito bom.
O procedimento realizado foi o modelo de Avaliação Externa Virtual in Loco, que reúne especialistas selecionados pelo MEC com base em qualificações acadêmicas e experiência profissional.
Sicília Calado Freitas, coordenadora do Curso de Bacharelado em Artes Visuais (CCTA/UFPB), relata a alegria de saber que o curso recebeu a nota de excelência do MEC: “Alcançar a nota máxima reflete o trabalho acadêmico, didático e pedagógico do curso, permanentemente entendido como uma oportunidade para o aprofundamento do processo formativo. O trabalho dialógico e educativo, construído entre as diferentes pessoas que caracterizam o curso, tem possibilitado uma articulação do campo das Artes Visuais, desde a perspectiva poética, teórica e crítica em sintonia com as experiências, sensibilidades, comunidades e subjetividades contemporâneas. É tempo de celebrar uma avaliação tão positiva, agradecer a comunidade do CCTA pelo esforço conjunto, e também estar mais conscientes dos desafios e problemas que precisam ser enfrentados no dia a dia do curso.”
Já para o coordenador do Curso de Bacharelado em Teatro, Osvaldo Antonio Anzolin, “O curso é formado por pessoas entusiasmadas com a capacidade da Arte de transformar vidas e sociedades. Por isso nos empenhamos para que este seja bom o suficiente para formar e atingir outras pessoas com esse entendimento e, sobretudo, com essa sensação. Sabemos das carências do curso, mas lutamos diariamente para sobrepujá-las e não deixar que as poucas coisas indesejadas se sobreponham ao que temos de melhor, que é a capacidade humana, de raciocinar, de criar, de imaginar, de emocionar e de se emocionar.”
A vice-coordenadora do CCTA, Fabiana Siqueira, ressalta que esses números refletem o empenho da comunidade acadêmica do CCTA, em especial dos coordenadores dos cursos, que lideraram esse processo de organização das demandas para oferecer uma melhor qualidade de ensino. “Nos últimos anos, nossos cursos têm tido ótimas avaliações pelo MEC, muitos deles alcançando nota máxima. Isso demonstra que os esforços conjuntos de professores, técnicos, estudantes e da Direção de Centro dão bons resultados. A gente vai continuar trabalhando para que essa avaliação de excelência que já conquistamos, como nos cursos dos cursos de Jornalismo, Música e agora Artes Visuais, continue, e para que os outros cursos sejam muito bem avaliados também, como aconteceu nessa última avaliação com o curso de Bacharelado em Teatro, e em avaliações anteriores em que Turismo e Relações Públicas, tiveram conceito 4”.
Hidelbrando Diógenes, Procurador Educacional Institucional e Coordenador de Regulação e Avaliação da Pró-reitoria de Graduação (PRG), da UFPB, explica que os cursos são avaliados em três aspectos: organização didática pedagógica, gestão do curso e infraestrutura. Para ele, essas avaliações são importantes porque é um olhar externo que diz onde as gestões estão acertando e onde estão as falhas e, assim, poder consertar para chegar ao nível de excelência na qualidade do Ensino.
Os conceitos de todos os cursos do CCTA podem ser consultados no link https://emec.mec.gov.br/emec/nova.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Arte: Afra de Medeiros
Data da publicação: 11/04/25