A professora do Departamento de Música, do CCTA/UFPB, Cristina Dignart, conquistou o 1º lugar na V edição do Concurso Internacional de Música Eletrônica Iannis Xenakis.
A professora concorreu com 265 obras, e venceu a competição com a peça intitulada ‘Indução’.
Segundo o site do evento, todo o processo de julgamento foi anônimo: os nomes dos compositores, os títulos das composições e os países de origem não eram conhecidos pelos membros do júri.
Para participar era necessário inscrever uma composição eletroacústica para ser difundida por alto-falantes sem o uso de intervenções sonoras ao vivo e com duração entre 7 e 15 minutos.
O evento recebe o nome de Iannis Xenakis, compositor, arquiteto e matemático francês nascido na Romênia, que originou a musique stochastique , música composta com o auxílio de computadores eletrônicos e baseada em sistemas matemáticos de probabilidade.
Sobre Cristina Dignart
É natural de Cuiabá, onde formou-se em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Durante a graduação teve aulas de composição com o compositor Dr. Roberto Victorio. É Mestre em Música (Composição e Novas Tecnologias) pela Universidade Federal de Goiás sob a orientação do Dr. Anselmo Guerra. Concluiu o Doutorado em Composição na Universidade de Aveiro, em Portugal, sob a orientação do compositor Dr. João Pedro de Oliveira. Teve peças em Bienais de Música Brasileira Contemporânea e participou de concertos em Cuiabá, Rio de Janeiro, Goiânia, Lisboa, Aveiro e Mônaco. Participou de masterclasses e workshops de composição com François Bayle, Åke Parmerud, Luis Naon, Germán Toro-Perez, entre outros. Teve a obra Fronteiras selecionada para o SoundWalk, no Festival Música Viva em Lisboa, Portugal, em 2010. Recebeu um prêmio na XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Rio de Janeiro, Brasil, 2011) pela obra Locus. Foi ainda premiada no Festival Música Viva 2014, em Lisboa, com a peça Cerberus. Atualmente leciona como professora efetiva no Departamento de Música da UFPB.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Foto: disponível na página no Laboratório de Composição Musical do CCTA/UFPB
Data da publicação: 06/05/25