O compositor e professor do Departamento de Música do CCTA/UFPB, Marcílio Onofre, foi um dos vencedores do Prêmio Ibermúsicas de Composição Coral 2024.
A obra ‘Ondas d'ultramar’, para coro à capella, ficou entre as seis escolhidas para a premiação deste ano. Para concorrer ao prêmio, a obra deveria ser original e inédita.
Além de Marcílio Onofre, também foram contemplados compositores do Chile, da Colômbia, do México, do Panamá e da Venezuela.
O objetivo do concurso foi fomentar e promover a criação de música coral e contribuir assim para a ampliação do repertório ibero-americano, incentivando estas atividades com plena liberdade criativa.
O Ibermúsicas é um programa de cooperação internacional multilateral dedicado exclusivamente às artes musicais, que promove a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana, estimula a formação de novos públicos na região e expande o mercado de trabalho para os profissionais do setor.
A estreia de ‘Ondas d'ultramar’ está prevista para a temporada 2025 por coros de primeira linha da Venezuela e de Cuba, conforme previsto pelo edital do prêmio.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)