Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Estudantes de Artes Visuais do CCTA realizam Mostra Coletiva ‘Landscapes’

Estudantes da disciplina de Gravura 1 (Departamento de Artes Visuais - DAV/CCTA), ministrada pelo professor Daniel da Hora, realizam a Mostra ‘Landscapes’. 

A Mostra, que pode ser conferida até dia 22 deste mês, nos períodos da manhã e da tarde, no Laboratório de Artes Gráficas do DAV, sala 201, bloco B do CCTA, ganhará um catálogo virtual. 

São 18 trabalhos, em que os estudantes expõem gravuras em relevo feitas como atividade final da disciplina. Cada um deles apresenta um trabalho sobre o tema das “paisagens”, explorando as possibilidades do uso dos equipamentos e da técnica do linóleo. O público pode ver a partir de onde se conseguiu imprimir a imagem, além de outros exercícios feitos na disciplina, como obras de gravura em monotipia e gravura a partir de E.V.A., entregando um panorama completo sobre as atividades desenvolvidas ao longo do semestre. 

Texto curatorial - Prof. Daniel da Hora 

Paisagem é um conceito que tem sido utilizado nas artes e na ciência, principalmente na pintura, na geografia, na ecologia e na arquitetura paisagista. De acordo com a Convenção Europeia da Paisagem, "designa uma parte do território, tal como é apreendida pelas populações, cujo caráter resulta da ação e da interação de fatores da natureza e / ou humanos”. Para nós, a paisagem pode ser aquilo que nos cerca, ou aquilo para onde escapamos. Território, terra, lugar de ida e de vinda, seja natural ou cultural. Mas, sobretudo, um lugar lúdico e imaginado. 

‘Landscapes' é a mostra de gravura em relevo feita pelos alunos do curso de Artes Visuais, para a disciplina de Gravura 1. Nela, a técnica do linóleo é experimentada a partir da sua capacidade de ser uma matriz que apresenta um ótimo acabamento quando impressa, mas também permite ao artista em formação testar suas habilidades na técnica e no uso dos equipamentos.

Redação: Débora Freire c/ informações do Prof. Daniel da Hora