Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Projeto de Extensão do CCTA realiza 6º Encontro de Tubas e Eufônios Valmir Vieira

O Projeto de Extensão ‘EuTuPB: expandindo as ações do Grupo de Tubas e Eufônio da UFPB’, do Departamento de Música do CCTA/UFPB, realiza, a partir desta sexta-feira (18), o 6º Encontro de Tubas e Eufônios Valmir Vieira. O evento segue até o próximo domingo (20), na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no bloco E do CCTA, campus I da UFPB.

Na programação estão previstas atividades amanhã à tarde, mas a abertura oficial será nesta sexta, às 17h40. A programação, que contará com palestras, oficinas de música brasileira e de música de Câmara, mesa-redonda, masterclasses, recitais, apresentações de grupos musicais e concertos gratuitos, pode ser conferida no perfil do evento no Instagram. Os interessados em participar devem realizar inscrição gratuita no link https://www.even3.com.br/6etevv_ufpb/.

Sobre o evento

O Encontro de Tuba e Eufônio Valmir Vieira surgiu em 2015 com o intuito de dar visibilidade e de motivar estudantes de Tuba/Eufônio no estado da Paraíba e em todo território brasileiro.

Tendo em vista um grande número de Bandas Marciais e Fanfarras existentes, tanto em João Pessoa (PB) quanto no cenário nacional, se identificou uma demanda de tubistas e eufonistas que estão longe de instituições de formação musical especializada.

Sobre o Projeto de Extensão ‘EuTuPB: expandindo as ações do Grupo de Tubas e Eufônio da UFPB’

Sob a coordenação da professora Iris Vieira Cavalcanti, é formado por alunos da disciplina Tuba e Eufônio dos cursos de Licenciatura e Bacharelo e Extensão em Música desta instituição.

O projeto apresentará concertos e palestras gravadas de forma remota e que serão disponibilizadas através das mídias digitais para comunidade universitária e alunos da rede pública em todo Brasil, tocando músicas de vários gêneros musicais que vai do erudito ao popular.

O objetivo é apresentar propostas pedagógicas, reflexões conceituais, prática de produção e metodológicas da prática instrumental através de concertos com música de Câmara, ou seja, formação de trios, quarteto, quintetos e grande grupo numa perspectiva dialógica-reflexiva, que privilegia a participação ativa de todos os atores envolvidos.

Redação: Débora Freire