Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Programa de Mobilidade Internacional para estudantes da graduação da UFPB inscreve até próximo dia 23


Estão abertas, até dia 23 deste mês, as inscrições para participar da seleção no Programa de Mobilidade Internacional (PROMOBI) 2023, ofertado pela Agência de Cooperação Internacional (ACI), da UFPB.

O PROMOBI destina-se aos alunos (as/es) de graduação da UFPB interessados em cursar um ou dois períodos de mobilidade acadêmica internacional em uma das universidades com as quais a UFPB possui convênio ativo. As oportunidades são para o seguintes países: Colômbia, Equador, Alemanha, França, Espanha, Itália, México, Polônia, Portugal e Uruguai.

Vale lembrar que o Programa não oferece bolsa de estudos ou auxílio financeiro aos participantes, porém, o estudante selecionado tem isenção de taxas acadêmicas na universidade parceira.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponibilizado pela ACI, reunir aos documentos exigidos no edital (em arquivo único no formato PDF) e enviar para o e-mail mobilidade@aci.ufpb.br.

Está apto a concorrer às vagas o estudante brasileiro, nato ou naturalizado que estiver regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UFPB; possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 5,0; na data da inscrição, tenha integralizado o mínimo de 40% e o máximo de 80% da carga horária total estabelecida para a conclusão do curso de graduação e que não esteja com curso de graduação trancado no período de inscrição.

O estudante poderá escolher até duas universidades estrangeiras para se candidatar, bem como se deseja cursar apenas um semestre acadêmico ou dois semestres acadêmicos consecutivos.

O resultado final, após recursos, será divulgado dia 17 de abril na página da ACI. Já a data limite para o estudante confirmar à Agência de Cooperação Internacional da UFPB o interesse na nomeação para a universidade estrangeira é 23 também do próximo mês.

Importante ressaltar que se faz necessário certificado de proficiência. O candidato que ainda não tiver o certificado terá a opção de realizar o Teste de Proficiência nos idiomas: inglês, francês e espanhol, oferecido pelo DLEM (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas) da UFPB, entre os dias 03 e 04 de abril, em local à ser divulgado pelo Departamento no site, Instagram e Facebook da ACI. A aceitação do documento expedido pelo DLEM fica a critério da universidade de acolhimento.

Todos os detalhes da seleção, inclusive o calendário do processo seletivo e a documentação exigida, podem ser conferidos no edital.

Redação: Débora Freire