Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Livro produzido por professor e estudantes de Jornalismo do CCTA será lançado nesta sexta-feira (16)

O livro ‘Cidade Velha, Novos Cronistas’, escrito por estudantes de Jornalismo do CCTA/UFPB (turma 2023.2) e organizado pelo professor do Departamento de Jornalismo (DEJOR/CCTA), Carlos Azevedo Filho, será lançado nesta sexta (16).

O lançamento acontece a partir das 19h, no Café das Letras, localizado na rua Duque de Caxias, n° 120, no Centro de João Pessoa.

A obra reúne crônicas escritas pelos estudantes sobre o Centro da cidade de João Pessoa e surgiu a partir de uma atividade da disciplina Oficina de Jornalismo Impresso, ministrada pelo professor Carlos Azevedo. “É um novo olhar sobre o Centro de uma cidade que tem 439 anos e que abandona o seu Centro e parte para as praias. Daí, o olhar amoroso, estético. Um olhar novo também sobre o Centro e as pessoas que ainda circulam lá; sobre o que acontecer por lá ainda”, relata o professor.

A realização do trabalho reuniu teoria, com discussões sobre a metodologia a ser aplicada, e a parte prática, com visitas aos espaços do Centro de João Pessoa, para que os estudantes escrevessem as crônicas a partir das próprias vivências. “Acredito que para mim e meus colegas - uma turma bastante engajada, inclusive - receber esse produto final traz um certo consolo, porque indica que estamos devolvendo para a sociedade a atribuição que o jornalismo nos dá, de escancarar problemas sociais e de exaltar a cultura que se encontra nas pessoas e nos espaços”, conta a estudante de Jornalismo do CCTA, Julia Batista.

Na noite de lançamento, será divulgado o QR code que dá acesso à obra.

O livro também está disponível gratuitamente no site da editora do CCTA para download.

Redação: Esther Sousa (bolsista da Extensão no CCTA)
Edição: Débora Freire (jornalista no CCTA)