A professora do Departamento de Comunicação (Decom), do CCTA/UFPB, Kellyanne Alves, participa, nesta quinta (15), da live ‘A Televisão do Futuro: TV 3.0’.
A transmissão acontecerá às 17h, no perfil oficial do GP Estudos de Televisão, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Na live, serão discutidas as possibilidades pensadas para o novo padrão de televisão brasileira, o DTV+, que é a geração 3.0 da TV, prevista para ser implementada em junho de 2026.
Na ocasião, a professora também apresentará o projeto de pesquisa ‘TV 3.0: Aplicações Interativas e Inclusivas em Saúde e Educação na TV Pública’, que coordena, e para o qual está sendo desenvolvido um aplicativo interativo. Esse projeto é uma parceria entre o Decom (CCTA) e o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID), do Centro de Informática da UFPB.
De acordo com Kellyanne, a pesquisa ‘TV 3.0: Aplicações Interativas e Inclusivas em Saúde e Educação na TV Pública’ “utiliza os avanços tecnológicos projetados para o padrão de TV 3.0 para criar soluções inovadoras de serviços em saúde e educação midiática na TV pública brasileira a partir de aplicações interativas e inclusivas para a TV Cidade de João Pessoa.” Ainda segundo a professora, as aplicações em saúde e educação midiática para TV pública 3.0 já desenvolvidas são: o aplicativo Meu SUS Digital TV 3.0 – teleatendimento, com serviços em saúde por meio de agendamento de consulta e teleatendimento; o aplicativo Campanha Saúde TV 3.0, com serviço em saúde e educação midiática a partir da campanha do Novembro Azul; e o aplicativo Code TV 3.0, com serviço em educação via televisão a partir do projeto Code.
Atualmente, a equipe está no desenvolvimento do Amparar+, que é um aplicativo interativo de educação cultural contra a desinformação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por meio de informações e acesso a serviços de saúde públicos.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações de Kellyanne Alves
Arte: GP Estudos de Televisão (Intercom)
Data da publicação: 15/05/25