Trabalho foi gravado na Sala de Concertos da UFPB
O estudante do curso de Licenciatura em Música, do CCTA/UFPB, Pedro Francisco, lançou o EP ‘Rabiscando os Sons’ com composições autorais gravadas na Sala de Concertos Radegundis Feitosa da UFPB.
Um EP (Extended Play) é um formato de lançamento que se situa entre um single e um álbum, com um número de faixas entre 3 e 7, e uma duração total geralmente inferior a 30 minutos, com menos investimento e tempo do que um álbum completo.
‘Rabiscando os Sons’ traz três faixas instrumentais autorais que misturam jazz, música brasileira e sons do cotidiano em interpretações sensíveis na guitarra. As faixas são interpretadas em guitarra acústica e semiacústica.
O EP, que já está disponível nas principais plataformas digitais, é resultado, segundo Pedro, de uma imersão artística e formativa vivida durante o projeto de Extensão ‘Sonorização, gravação e mixagem de show ao vivo’, coordenado pelo professor do Departamento de Música (CCTA/UFPB), Anderson Mariano.
A gravação foi realizada com apoio do Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU), do CCTA, em parceria com o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR).
O trabalho foi produzido pelo próprio artista, com coprodução de Zé Marcelo, também responsável pela mixagem e masterização, e foi gravado com orientação técnica de professores e participação de estudantes da UFPB. A equipe de captação incluiu ainda os engenheiros Zé Marcelo e Giancarlos Santos, e os assistentes Luna Daniel e Ícaro Ferreira.
De acordo com o artista, as canções têm influências que vão de Hermeto Pascoal ao jazz e blues de Joe Pass e Nina Simone, passando por nomes da música instrumental brasileira como Garoto, Rosinha de Valença e Pedro Martins.
Pedro ressalta que o título ‘Rabiscando os Sons’ nasce da relação sinestésica que ele possui com a música: “Me inspiro em cenas simples, como as corujinhas-buraqueiras que habitam as praias ou o jasmim laranja do meu jardim. Esses elementos se transformam em som, em linha melódica, em ritmo.”
A ilustração de capa do EP também é assinada por Pedro, reforçando o caráter artesanal e sensorial do projeto, que mistura lirismo, técnica e espontaneidade em uma obra marcada pela liberdade criativa.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações do artista
Foto: Emanuel Júnior
Data da publicação: 13/05/25