Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Projeto do CCTA apresenta aplicativos interativos para TV Pública durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em João Pessoa



O Projeto de Pesquisa ‘TV 3.0: Aplicações Interativas e Inclusivas em Saúde e Educação na TV Pública’, desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Comunicação, do CCTA/UFPB, e do Laboratório de Aplicações em Videodigital (LAVID), do Centro de Informática, da UFPB, apresentará aplicativos interativos em serviços públicos de saúde e educação midiática durante a 21° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece a partir de hoje (28), em João Pessoa.

A SNCT é o principal evento de divulgação científica do país, visando destacar o papel transformador das tecnologias sociais na construção de projetos inovadores que fazem parte do sistema de ciência, tecnologia e inovação.

O tema da edição deste ano, que segue até o próximo domingo (1), no Espaço Cultural, é ‘Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais’.

O projeto ‘TV 3.0: Aplicações Interativas e Inclusivas em Saúde e Educação na TV Pública’ conta com uma equipe multidisciplinar de professores, técnicos e estudantes da UFPB, sob coordenação da professora Kellyanne Alves (DECOM/CCTA), que utiliza a tecnologia para desenvolver soluções inovadoras, interativas e inclusivas para serviços em saúde e educação midiática na TV pública brasileira.

As ações do projeto se baseiam nas novas demandas da televisão brasileira, que atravessará uma evolução no Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) com a chegada da TV 3.0, inovando o consumo televisivo no Brasil com experiências imersivas e personalizadas.

Segundo o decreto nº 11.484, de 6 de abril de 2023, que dispõe sobre as diretrizes para a evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre e para garantir a disponibilidade de espectro de radiofrequências para a sua implantação, algumas das características da TV 3.0 são:

-Qualidade audiovisual superior à geração anterior de TV Digital, com transmissões em até 8K;
-Recepção que pode ser fixa (com antena externa e interna) ou móvel;
-Integração entre conteúdo transmitido pelo serviço de radiodifusão e pela internet;
-Interface de usuário baseada em aplicativos;
-Segmentação de conteúdo de acordo com localização geográfica dos telespectadores;
-Personalização de conteúdo de acordo com as preferências dos telespectadores;
-Uso otimizado do espectro de radiofrequências destinado ao serviço de radiodifusão de sons e imagens e aos serviços ancilares;
-Novas formas de acessar conteúdos culturais, educativos, artísticos e informativos.

Durante a SNCT, os participantes terão a oportunidade de testar os seguintes aplicativos:

Meu SUS Digital TV 3.0 – teleatendimento, com serviços em saúde por meio de agendamento de consulta e teleatendimento;

Campanha Saúde TV 3.0 - com serviço em saúde e educação midiática a partir da campanha do Novembro Azul;

Code TV 3.0 - com serviço em educação via televisão a partir do projeto Codificar para Desenvolver (Code). Esse projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura (SEDEC) com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (SECITEC), em parceria com a Fundação de Educação Tecnológica & Cultural da Paraíba (FUNETEC). O objetivo desta ação é integrar o ensino de programação de computadores nas escolas do ensino fundamental de João Pessoa, para preparar os estudantes para o uso das novas tecnologias da sociedade e do mercado de trabalho.

“Os aplicativos Meu SUS TV, Campanha Novembro Azul – JP e Code TV 3.0 foram criados para testar as funcionalidades do novo padrão de TV 3.0 que será implementado no Brasil. No desenvolvimento destes aplicativos, conseguimos firmar parcerias importantes com a TV Cidade, o Projeto Code, a Secretaria de Saúde de João Pessoa e a SEIDIGI, do Ministério da Saúde. Nossa pesquisa investiga soluções inovadoras buscando criar uma oferta de serviços públicos em saúde e educação midiática que possam beneficiar toda sociedade por meio da TV pública brasileira no contexto da TV 3.0. Estes parceiros nos estimulam a procurar soluções para problemas reais”, explica a professora Kellyanne Alves.

O projeto tem o apoio da Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (INOVATEC-JP), da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (SECITEC), Secretaria de Comunicação Institucional de João Pessoa (SECOM), Secretaria de Cultura e Educação Municipal (SEDEC), TV Cidade João Pessoa, Secretaria de Saúde de João Pessoa e da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde.


Redação: Esther Sousa (bolsista da Extensão do CCTA)
Edição: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Imagem gratuita: Freepik