O CCTA realiza esta semana uma série de atividades para recepcionar os veteranos na volta às aulas e os estudantes que estão ingressando nos cursos do Centro, no semestre letivo 2025.2.
Entre as ações está a mostra ‘Cinema Marginal Piauiense’, realizada pelo Centro Acadêmico Zezita Matos (CAZEMA), em parceria com o projeto Cinelimite, como parte das ações dos projetos de Extensão Cinema Aruanda e Cinemateca Aruanda, ambos do curso de Cinema e Audiovisual do CCTA/UFPB.
A mostra começa hoje (4), a partir das 17h, e segue até a próxima quinta (6), sempre no mesmo horário, no Cine Aruanda, localizado no térreo do Bloco B do CCTA.
Abaixo, seguem a programação dos filmes e a sinopse da mostra:
04/11 – Sessão#1: Um Sonho Piauiense (93 minutos)
05/11 - Sessão#2: Marginais no Rio e em Belém (73 minutos)
06/11 - Sessão#3: Às Margens da História (65 minutos)
No início dos anos 1970, um coletivo de artistas, jornalistas, cineastas e agitadores culturais de Teresina transformou o Super-8, então tecnologia doméstica da Kodak, em linguagem cinematográfica de vanguarda.
Influenciados pela Tropicália, pelo cinema marginal brasileiro e por figuras como Torquato Neto, Ivan Cardoso e Luiz Otávio Pimentel, nomes como Edmar Oliveira, Xico Pereira, José Alencar, Carlos Galvão, Arnaldo Albuquerque, Durvalino Couto, Haroldo Barradas, Rubem Gordim e Nelson Nunes criaram filmes que desafiavam os códigos narrativos e a repressão da ditadura com liberdade, humor e crítica.
Obras como Adão e Eva: do Paraíso ao Consumo (um filme perdido), Terror da Vermelha, Coração Materno, Tupy Nikim, Porenquanto, David Aguiar, Miss Dora, Um Sonho Americano e Marginália mostram como esse grupo articulou uma produção descentralizada e colaborativa entre Teresina, Rio de Janeiro e Belém, usando o cinema como ferramenta de invenção estética e resistência política.
Hoje, essa produção é reconhecida como Cinema Marginal Piauiense, símbolo de uma experiência intensa de experimentação, amizade e rebeldia que transformou a margem em potência criativa.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Foto: Arquivo CCTA
Data da publicação: 04/11/25