A ex-estudante do Curso de Artes Visuais, do CCTA/UFPB, Yasmin Formiga, está concorrendo ao Prêmio PIPA 2025, o mais importante do Brasil no campo da Arte Contemporânea.
A escolha do (a) vencedor (a) será realizada por meio de votação on-line, a qual abrirá no próximo dia 18 e seguirá até dia 24 deste mês.
A votação é aberta ao público e pode ser feita pelo link https://www.premiopipa.com/yasmin-formiga/. Também nesse link, podem ser conferidos os trabalhos e um pouco da trajetória da artista.
Graduada em Artes Visuais pelo CCTA/UFPB, em 2023, Yasmin Formiga é artista visual, educadora e ativista ambiental, que vive e trabalha na cidade de Santa Luzia, interior da Paraíba. Sua produção debate questões socioambientais e territoriais ligadas ao bioma Caatinga, exclusivo da região Nordeste do Brasil. Em sua pesquisa mais recente, a artista investiga e denuncia as contradições e os impactos provocados pela monocultura das chamadas energias renováveis — como usinas eólicas e solares — que vêm sendo implantadas no sertão nordestino como formas de neocolonialismo contemporâneo e apropriação territorial.
Segundo Yasmin, é muito significativo pra ela ter sido indicada ao Prêmio PIPA 2025: “Venho do sertão paraibano, território único e de riquezas imensas, que precisa ocupar cada vez mais espaços de visibilidade dentro das instituições de arte — ainda muito centralizadas nos eixos Rio–São Paulo. Minha criação nasce da Caatinga, do Seridó e do Vale do Sabugy, de seus saberes e cosmovisões, carregando o compromisso de denunciar a exploração territorial que ameaça esse bioma e suas comunidades. Estar nesta seleção é também levar a voz e a força caatingueiras para um espaço onde quase nunca são ouvidas”.
Sobre o Prêmio PIPA
Criado em 2010 e realizado anualmente, o Prêmio PIPA é considerado uma das principais premiações de Arte Contemporânea do país.
O objetivo da premiação é divulgar e estimular a produção da arte no Brasil e consagrar artistas brasileiros cujas trajetória sejam recentes, mas cuja produção já seja reconhecida pela crítica e pelo mercado de arte brasileiros, mapeando talentos promissores nas cinco regiões brasileiras.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Foto: Arquivo pessoal de Yasmin Formiga
Data da publicação: 13/08/25