Além dos discentes, professores do Centro também vão acompanhar gravação do Programa nos estúdios da Rádio Câmara de João Pessoa
Na próxima sexta-feira (17), estudantes de graduação e de pós-graduação em Jornalismo e em Radialismo, além de mestrandos em Jornalismo, ambos do CCTA, participarão da edição comemorativa de 90 anos da ‘A Voz do Brasil’, que será gravado nos estúdios da Rádio Câmara de João Pessoa.
Além dos discentes, professores do CCTA também vão acompanhar a gravação do bloco do programa dedicado ao Legislativo, que terá locução da coordenadora da Rádio Câmara, a jornalista e radialista Edileide Vilaça.
A Rádio Câmara João Pessoa foi uma das 5 afiliadas escolhidas, a única no Nordeste, para a gravação da edição comemorativa dos 90 anos da ‘A Voz do Brasil’, considerado o programa de rádio mais antigo do país ainda no ar.
Após a gravação, as equipes da Rádio Câmara de Brasília e da Rádio Câmara de João Pessoa vão responder perguntas dos estudantes.
Para a professora do Departamento de Comunicação do CCTA e organizadora da ida dos docentes e discentes à gravação, Norma Meireles, essa “é uma oportunidade para que nossos estudantes da graduação e de pós-graduação possam dialogar com os profissionais de radiojornalismo e possam vivenciar esse momento histórico, que é uma comemoração dos 90 anos da ‘A Voz do Brasil’, programa que sai de Brasília e vem até aqui. Então, isso nunca aconteceu em um outro momento.” A professora ainda ressalta que será uma oportunidade para além do aprendizado técnico: “é um momento de reconhecimento da história e da importância da 'A Voz do Brasil' para a nossa cultura, nossa cultura auditiva, esse modo de ouvir rádio, que também se modifica.”
‘A Voz do Brasil’ é um programa de rádio oficial que transmite notícias sobre o governo federal e os três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário). Ele vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h, e é transmitido por diversas emissoras de rádio em todo o país, além de estar disponível na internet. O programa tem duração de 1h e é dividido em blocos para cada poder, buscando informar o cidadão sobre a política e ações do governo. Cada poder conta com a sua própria equipe de produção, incluindo apresentadores, repórteres e editores.
O programa começou a ser veiculado no dia 22 de julho de 1935, no governo de Getúlio Vargas. Sua primeira edição foi apresentada pelo locutor carioca Luiz Jatobá. Naquele período, chamava-se ‘Programa Nacional’, ganhando depois o nome de ‘Hora do Brasil’. O programa tinha a veiculação obrigatória para todas as emissoras de rádio do país, em rede nacional.
Nos primeiros 25 anos, apenas os atos do Poder Executivo eram divulgados. Esse perfil editorial mudou em 1962, quando o Congresso Nacional passou a integrar o noticiário. Ainda em 1962, o nome do programa mudou e passou a se chamar ‘ A Voz do Brasil’.
Em 1995, ‘A Voz do Brasil’ entrou para o Guiness Book, livro de registro dos maiores feitos de pessoas e entidades no mundo, como o programa de rádio mais antigo do Brasil.
O Guarani, do compositor brasileiro Carlos Gomes (1836-1896), é música de abertura do programa.
Atualmente, ‘A Voz do Brasil’ é regulamentada pelo Código Brasileiro de Telecomunicações que diz que as emissoras de radiodifusão, excluídas as de televisão, são obrigadas a retransmitir, diariamente, das dezenove as vinte horas, exceto aos sábados, domingos e feriados, o programa oficial de informações dos Poderes da República.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Foto: Disponível em https://radios.ebc.com.br/voz-do-brasil
Data da publicação: 15/10/25