Estudantes e egressos do CCTA foram destaque, na noite de ontem (9), no Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025 (etapa local), vencendo várias categorias da respectiva premiação.
O projeto de Extensão Espaço Experimental, do CCTA/UFPB, conquistou, pelo ano segundo consecutivo, o 1º lugar na categoria universitária, com a reportagem especial ‘Sabor de afeto, memória e resistência’, que conta a história de um pequeno negócio responsável por movimentar a economia de Caiana dos Crioulos, comunidade quilombola situada no município de Alagoa Grande, na Paraíba.
O Espaço Experimental também ficou, na categoria universitária, com o 2º lugar com ‘Empreender Para Acolher: negócios que transformam’, reportagem que conta as histórias de mulheres que criaram seus próprios negócios como resposta à exclusão. Com dados e análises, essa produção aborda o microempreendedorismo feminino, suas potências e desafios.
Segundo a professora de Jornalismo do CCTA e coordenadora do Espaço Experimental, Patrícia Monteiro, é uma grande alegria vencer essa premiação: “Este ano, o Espaço Experimental completa 5 anos enquanto projeto de Extensão, sendo vencedor pelo ano segundo consecutivo na categoria universitária do Prêmio Sebrae. A conquista do 1o e 2o lugar confirmam a importância da formação acadêmica, de um jornalismo competido com a comunidade e a potência da cooperação entre estudantes e professores, assim como a importância do suporte que sempre temos do CCTA para transformar nossos sonhos coletivos em pautas relevantes.”
Julia Batista, estudante de Jornalismo do CCTA, que integra o projeto Espaço Experimental, ressalta que “Um ponto interessante dessa jornada e conquista, eu vou assim dizer, é que alguns estudantes estavam bem no comecinho do curso, ainda estão, na verdade, né? Eram do terceiro período, no momento em que a gente fez a reportagem. E, para eles, foi tudo muito novo, a ambientação, a escrita da reportagem, a coleta do material.” Julia ainda conta que ‘Sabor de Afeto, Memória e Resistência’ é uma reportagem construída por onze estudantes de jornalismo e a professora Patrícia Monteiro, que orientou, dirigiu e fez com que a matéria acontecesse: “Nós fomos até Caiana dos Crioulos, que é um quilombo de Alagoa Grande. Essa reportagem mexeu muito com todo mundo, porque ela fala sobre a ancestralidade, ela fala sobre o passado, mas principalmente sobre o que a gente pensa de futuro enquanto pessoa, enquanto sociedade, enquanto estudante de jornalismo principalmente, o que a gente pensa da comunicação no futuro. Foi feito com muita responsabilidade, com o apoio de muitas pessoas, inclusive do CCTA, da UFPB, que garantiu que a gente chegasse até lá.”
Evellyn Costa está no 3º período de Jornalismo e faz parte da equipe do Espaço Experimental. Evellyn conta que esse prêmio é a confirmação de que ela está no caminho certo para ser uma grande jornalista. A estudante destaca também a emoção de receber esse prêmio ao lado de futuros profissionais que já são tão talentosos: “Eu tô muito feliz. É meu primeiro prêmio e como isso é importante para nossa carreira! E principalmente pra confirmar que é jornalismo que a gente quer fazer na nossa vida. Eu espero ganhar outros prêmios com histórias tão inspiradoras como a de Dona Nalva, do quilombo Caiana dos Crioulos.”
Entre os vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo estão também vários egressos do curso de Jornalismo do CCTA, como o repórter da Rádio CBN e da TV Cabo Branco, Ewerton Correia (concluinte 2018), que conquistou o segundo lugar na categoria Áudio com a reportagem “Quando a comunidade vence”. Para Ewerton, além da alegria pelo reconhecimento profissional, o prêmio foi um evento de grandes encontros com colegas e professores da UFPB, que estavam lá apoiando seus alunos. "Passa um filme na cabeça, pois eu já estive desse outro lado, como estudante. Foi bonito demais ver a comunidade acadêmica reunida fazendo jus a essa missão que é o jornalismo”.
Lukas Santiago, que terminou o curso de Jornalismo no CCTA em 2020, foi outro egresso que brilhou na noite de ontem. Lukas, jornalista na Rádio Tabajara, levou o 1º lugar na categoria Áudio com a Série especial - Crias de favela: a periferia no centro do empreendedorismo: "Tô muito feliz e grato por ser reconhecido hoje como profissional, utilizando o conhecimento adquirido durante a minha formação no curso de jornalismo do CCTA, na UFPB. Com certeza o que aprendi sobre radiojornalismo junto à prática diária me trouxeram até aqui.”
A premiação local é promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que tem o objetivo de destacar produções jornalísticas nos diferentes canais da imprensa paraibana e no contexto multiplataforma que falem sobre empreendedorismo e pequenos negócios.
“Empreender Para Acolher: negócios que transformam”
Ficha Técnica:
Reportagem: João Lucas Duarte
Produção: Fernando Monteiro
Edição de áudio: João Lucas Duarte
Direção: Prof.ª Patrícia Monteiro
"Sabor de afeto, memória e resistência"
Ficha Técnica:
Reportagem: Julia Batista; Gabriel Januário; Evellyn Costa
Produção: Rebecca Narriê; Marcus Martins; Mariana Pimentel; Fernando Monteiro
Edição de áudio: João Lucas Duarte; Maria Clara Pereira; Gustavo Roberto
Mídias: Stella Cândido
Direção: Prof.ª Patrícia Monteiro
Colaboração externa: José Avelar (historiador)
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Fotos: Agda Aquino e assessoria do Sebrae PB
Data da publicação: 10/10/25