Programação inclui, além de exibições de filmes, oficina e bate-papo
A Sala Cine Aruanda, do CCTA/UFPB, recebe, nos dias 12 e 13 de novembro, a ‘Jaguaribe Mostra de Cinema Documental’.
Segundo a organização do evento, o objetivo é valorizar a produção audiovisual paraibana e incentivar o debate sobre cinema e território, além de fortalecer a formação de plateia e o acesso à cultura.
A programação reúne exibições de filmes, oficina e bate-papo com realizadores locais. Entre os destaques está o longa sobre o músico e fundador do grupo Jaguaribe Carne: ‘Pedro Osmar: prá liberdade que se conquista’. O Jaguaribe Carne foi um grupo formado, em 1974, pelos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, que na época residiam no bairro do Jaguaribe, em João Pessoa. Ganhou destaque, entre outras coisas, por ter sido um dos primeiros grupos a fundir elementos estéticos da música experimental e da performance com elementos da música folclórica local.
A ‘Jaguaribe Mostra de Cinema Documental’ também contará com a Sessão Vladimir Carvalho, celebrando a trajetória e a relevância do cineasta paraibano no cenário nacional. Vladimir Carvalho (1935-2024) está entre os nomes mais importantes do cinema brasileiro, tendo produzido mais de 10 documentários sobre temas da política e da história nacional.
Ainda de acordo com os organizadores da mostra, além das exibições o evento terá uma oficina com a diretora Iasmin Soares, voltada a estudantes da Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes, que investiga o cinema como ferramenta de expressão e memória. A programação inclui também um bate-papo com a cineasta e educadora Ana Bárbara Ramos, a partir de seu trabalho relacionado à obra Sob o Céu Nordestino, sobre Walfredo Rodrigues.
O Cine Aruana fica localizado no térreo do Bloco B do CCTA, Campus I da UFPB, em João Pessoa.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações de Terracota Solo Criativo
Foto: Arquivo CCTA
Data da publicação: 28/10/25