Evento acontece hoje (15)
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ), do CCTA/UFPB, realiza, nesta segunda (15), o workshop ‘Discursos, Política e Plataformas Digitais’.
O evento acontece das 14h às 17h, na Sala de Reuniões do CCTA, localizada no térreo do bloco B, ao lado da Direção de Centro, campus I da UFPB.
Os interessados em participar devem se inscrever, gratuitamente, via SiGEventos, da UFPB Todos os participantes receberão certificado com carga horária de 3 horas.
O workshop vai discutir a importância de analisar criticamente como a política se manifesta e se transforma no ambiente digital dentro de um contexto onde as redes sociais moldam narrativas e influenciam eleições. O encontro abordará discussões como a circulação de discursos de ódio, desinformação e desinformação; o papel dos algoritmos na polarização e na formação de bolhas ideológicas; o uso estratégico das mídias sociais por atores políticos, movimentos sociais e grupos de interesse; e as transformações no ativismo digital e na participação cívica.
O seminário será ministrado pela professora e pesquisadora luso-brasileira, Profa. Dra. Juliana Colussi, vinculada à Universidad Rey Juan Carlos de Madri, na Espanha, que atuará no PPJ como professora visitante; e pela chefe do Departamento de Jornalismo (DEJOR/CCTA), Profa. Dra. Paula Paes. A mediação será realizada pela vice-chefe do DEJOR e pesquisadora do PPJ, a professora Profa. Dra. Zulmira Nóbrega.
Sobre as palestrantes
Juliana Colussi
É professora do Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Universidad Rey Juan Carlos (Madri - Espanha). Trabalhou como professora associada do Programa de Periodismo y Opinión Pública da Universidad del Rosario (Colômbia). É pós-doutora em Jornalismo com bolsa PNPD/Capes pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde atuou também como professora colaboradora. Doutora em Jornalismo pela Universidad Complutense de Madrid (2013), onde pesquisou sobre a narrativa e a redação de blogs jornalísticos hospedados em jornais de referência espanhóis e brasileiros, com bolsa de investigação do Fundo Europeu concedida pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) de Portugal - título reconhecido pelo Programa de Doutorado em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP).
Também é mestre em Comunicação Midiática pela Unesp (2005) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Unesp (2001). Trabalhou como repórter em jornal impresso, assessora de comunicação e redatora para web e revistas, tanto no Brasil como na Espanha. Entre 2003 e 2007, atuou como professora universitária nos cursos de Jornalismo e Publicidade em instituições de ensino privado do Distrito Federal, como a Facitec (Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas do DF), Unicesp e Faculdades JK. Foi professora substituta do curso de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista (UNESP), nas disciplinas Jornalismo Impresso I, Planejamento gráfico-editorial em Jornalismo I e Planejamento em Comunicação no primeiro semestre de 2015.
Paula Paes
Chefe do Departamento de Jornalismo (DEJOR) e professora do curso de Jornalismo da UFPB. Desenvolveu (2021-2024) dois Projetos de Pesquisa com financiamento público (CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 UNIVERSAL; MCTIC/CNPq/FAPESQ-PB Edital n 006/2020 PDCTR-PB) na área de Jornalismo (memória do jornalismo; governança da internet e plataforma digitais respectivamente). Foi contemplada também com financiamento de bolsista em Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica, através do EDITAL 01/2022 - PROPESQ/CGPAIC da UFPB. Atuou como pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da UFPB. Foi Editora do Período Científico Âncora (Qualis B2) e a coordenação do LAJE (Laboratório de Jornalismo e Editoração). Também atuou como docente na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).
Desenvolveu projeto de pós-doutoramento, com bolsa CAPES, na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) onde foi professora colaboradora em 2016, passando em primeiro lugar no processo seletivo. É doutora e mestre em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade Grenoble-Alpes (França). Atuou em atividades de ensino na Universidade Grenoble-Alpes durante a realização do doutorado, sendo a primeira colocada no concurso para exercer docência nessa Instituição e ter a pesquisa financiada. Foi premiada em 2015 com o prêmio de tese (Prix de Thèse) pela Escola Doutoral LLSH (Langues, Littératures et Sciences Humaines) da Universidade Grenoble- Alpes. Foi bolsista durante o mestrado (Bolsa Rhône-Alpes). É membro do Conselho Científico da Revista Iniciacom (Intercom) e vice-Coordenadora do Intercom Júnior (IJ08) Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
Zulmira Nóbrega (mediadora)
Vice-chefe do Departamento de Jornalismo (DEJOR) e professora associada do curso de Jornalismo da UFPB. Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e no Curso e Graduação em Jornalismo (PPJ) da UFPB. Graduada em Jornalismo (UFPB), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e doutora em Cultura e Sociedade (UFBA). Membro do Conselho Editorial da Revista Latino-Americana de Jornalismo - Âncora. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Telejornalismo Regional. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em JORNALISMO, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo em Ambientes Multicódigos, Turismo, Cultura e Festejos Populares.
Últimas publicações: O Maior São João do Mundo: multifaces de uma grande festa brasileira (2019); Cooperativa de Jornalistas: um estudo sobre a Jorgraf - Maceió, AL (2018); Memória, Telejornalismo e Banco de Dados: lugares de narrativas da cultura (2019); e Ciberjornalismo: parâmetros para avaliação da qualidade da informação jornalística nos portais de notícias (2019).
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações do PPJ
Arte: PPJ CCTA UFPB
Data da publicação: 15/09/25