Três estudantes de Música, do CCTA/UFPB, foram selecionados para participar da primeira etapa da 20ª temporada do Programa Prelúdio, da TV Cultura, que é um concurso de música clássica destinado a descobrir jovens talentos.
Na disputa, concorrem instrumentistas de todo o país com até 25 anos e cantores ou cantoras com até 28 anos.
O vencedor do programa receberá uma bolsa de estudos na prestigiada Academia Franz Liszt, em Budapeste, oferecida pelo Consulado da Hungria. A Franz Liszt é reconhecida como uma das melhores escolas de música do mundo.
Estão participando da seleção os estudantes Raphael Pessoa (eufônio), Cadu Carvalho (viola) e Júlia Fernandes (violino).
Cadu conta que ficou muito feliz ao ser selecionado em um programa que ele já acompanha ao lado da mãe dele: “Antigamente assistia o programa com mainha em casa e ela sempre perguntava porque não enviava minha inscrição. Eu não fazia ideia de como me inscrever. Mês passado acabei enviando minha inscrição com vídeos que já tinha. Quando recebi a mensagem da aprovação foi uma surpresa grande. Vai ser muito importante participar de um programa dessa magnitude, um programa tão conhecido no meio musical brasileiro. Espero representar muito bem João Pessoa e a UFPB junto com outros colegas daqui, que também foram aprovados, e principalmente, representar a classe das violas. Inclusive quero agradecer ao meu professor Ulisses Silva, que sempre me apoiou. Muito feliz de saber que mainha vai estar orgulhosa de me ver na TV."
Já Raphael, que assiste ao Prelúdio há quase 13 anos, relata que sempre se perguntou se conseguiria chegar à seleção, se estaria apto para concorrer e ganhar o programa: “Agora, em 2025, é a minha última chance, porque a idade máxima para você participar é até 25 anos. Eu tenho 24 agora, então era agora ou nunca. A importância que o programa tem para mim é especial porque eu acompanho desde que eu era criança, tem mais ou menos 13 anos quando eu comecei a assistir e eu sempre me imaginei se um dia eu seria uma dessas pessoas que estaria lá no palco defendendo o seu instrumento, a sua música e a sua cidade.”
Para Júlia, sempre foi um sonho participar do Prelúdio: “Foi um desafio que me empenhei para realizar juntamente com minha querida professora Sandra Aquino. Então receber o resultado da seleção foi maravilhoso! É uma experiência única, de muito aprendizado a cada etapa. Uma preparação completa, técnica e psicológica, além de trazer um enriquecimento pessoal e artístico! É uma seleção muito importante no cenário musical brasileiro e que nos proporciona a possibilidade de ganhar uma bolsa para estudar fora. Como paraibana e aluna do curso de música da UFPB, me sinto muito feliz e honrada em poder representar nosso curso.”
A edição de 20 anos do Prelúdio será dividida em quatro eliminatórias, duas semifinais e uma grande final. Toda semana, 16 jovens que sonham com a oportunidade de ingressar no universo da música de concerto se apresentarão semanalmente, no programa, que terá transmissão também pela Rádio Cultura FM, pelo aplicativo Cultura Play e pelo site da TV Cultura.
Os programas serão exibidos a partir do dia 9 de novembro, ao meio-dia.
Com apresentação do maestro Julio Medaglia e da jornalista Roberta Martinelli, o Prelúdio já ajudou a revelar nomes como os pianistas Cristian Budu, Felipe Naim e Estefan Iatcekiw, o violinista Guido Sant’Anna e o soprano Bruno de Sá.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Fotos: arquivos pessoais dos estudantes
Data da publicação: 15/09/25