Dado é do Observatório da Pesquisa Aplicada em Jornalismo no Brasil
O Observatório da Pesquisa Aplicada em Jornalismo no Brasil (OPAJOR) divulgou, recentemente, relatório que aponta o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ), do CCTA/UFPB, como líder do ranking nacional de pesquisa aplicada.
Segundo informações do OPAJOR, dos 248 trabalhos mapeados em todo o país entre 2010 e 2025, 40 foram produzidos por pesquisadores do PPJ.
Vale lembrar que pesquisa aplicada é um método científico que utiliza conhecimentos teóricos e empíricos para resolver problemas práticos e específicos. Diferentemente da pesquisa básica, que busca expandir o conhecimento de forma geral, a pesquisa aplicada tem como objetivo imediato criar soluções inovadoras, como novos produtos, processos ou tecnologias que possam ser aplicadas no mundo real.
De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil de natureza profissional devem priorizar no trabalho final dos mestrandos a produção de pesquisas aplicadas por meio do desenvolvimento de produtos.
Para o professor e coordenador do PPJ, Marcelo Rodrigo, “Esse é o resultado da dedicação de todos os gestores, dos professores, técnicos e discentes que ajudaram a aprimorar o programa até hoje. Esperamos potencializar ainda mais esses resultados, dando um retorno real à sociedade a partir dos estudos e investigações que o PPJ desenvolve.”
Ainda de acordo com levantamento do OPAJOR, as temáticas mais pesquisadas no PPJ são: acessibilidade no jornalismo, tecnologia, plataformização e suportes digitais, além de questões de gênero, violência contra a mulher, público LGBTQIAP+ e outras pautas sociais.
Mais duas universidades do Nordeste aparecem entre os 10 primeiros do respectivo ranking: a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 2º lugar; e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na 8ª posição.
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, do CCTA/UFPB, criado em 2013, foi o primeiro Mestrado Profissional em Jornalismo a entrar em funcionamento no Brasil.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações de Manu Gueiros da OPAJOR
Arte: Afra de Medeiros
Data da publicação: 14/10/25