Exibições acontecem dia 1º de novembro
Em comemoração ao Dia das Bruxas (celebrado dia 31 de outubro), o Cineclube Barravento, iniciativa realizada por estudantes de Comunicação, do CCTA/UFPB, promove, no próximo dia 1º, uma sessão dupla de filmes de terror.
As exibições gratuitas acontecem na Sala Cine Aruanda, localizada no térreo do bloco B do CCTA, campus I da UFPB, a partir das 16h.
Serão apresentados dois clássicos cult: ‘The Rocky Horror Picture Show’ (1975), de Jim Sharman, e ‘Possession’ (1981), de Andrzej Żuławski.
Após as projeções, às 20h, haverá uma apresentação musical com DJs e sorteios de rifas.
O evento tem coprodução do Araçá e do Multiverso Coletivo.
Sobre os filmes
‘The Rocky Horror Picture Show’ é baseado no musical homônimo de 1973 e foi lançado, em agosto de 1975. O filme começa com um criminologista, que narra a história de Brad Majors e Janet Weiss. Após um pedido de noivado, o casal se perde no meio de uma noite fria e chuvosa, sendo obrigado a buscar ajuda e encontram um castelo. Lá eles conhecem o Dr. Frank-N-Furter, que acaba de finalizar seu último experimento: Rocky, um humano artificial criado para satisfazer-lhe. Já ‘Possessão’ é um filme complexo de terror psicológico que usa a alegoria de um divórcio tóxico para explorar temas de opressão e paranoia, ambientado em uma Berlim dividida durante a Guerra Fria. O filme mergulha no declínio mental de um casal, com a esposa exibindo comportamento perturbador após pedir o divórcio, levando à construção de uma criatura monstruosa.
Sobre o Cineclube
Criado em 2023, pelos estudantes Isabela Vinagre e Will dos Santos, o Cineclube Barravento nasceu do desejo de celebrar o cinema, especialmente o brasileiro, mas também de abrir espaço para obras estrangeiras que dialogam com a cena alternativa e de invenção. Hoje, o projeto conta também com a colaboração de Lucas Silva e de Ruan Morais, fortalecendo a proposta de trazer à comunidade universitária uma programação de cinema gratuita, diversa e instigante.
Com sessões semanais, sempre às quintas-feiras, o Barravento atua como um espaço de resistência cultural e memória do cinema nacional, propondo encontros em torno de filmes que raramente chegam às salas comerciais.
Siga o perfil oficial (@barraventocineclube) do Cineclube Barravento no Instagram!
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações da organização do Cineclube Barravento
Arte: Cineclube Barravento
Data da publicação: 09/10/25