Na tarde de ontem (23), o acervo do professor José Alberto Kaplan (1935–2009), que foi maestro e um dos fundadores do Departamento de Música do CCTA/UFPB, retornou ao arquivo do CCTA.
Os documentos e partituras do professor foram doados para a UFPB em 2003. Em 2017, o material foi encaminhado ao Arquivo Central da UFPB para ser limpo, higienizado e catalogado. Agora, os documentos serão organizados pela arquivista do CCTA, Geane de Luna Souto, para serem disponibilizados para pesquisa.
Segundo o diretor do CCTA, Ulisses Silva, “O retorno desse material vai possibilitar que estudantes e pesquisadores possam conhecer uma importantíssima e vasta obra, pois ali tem livros, cartas, documentos de Kaplan, discos, toda uma literatura, uma história do professor e compositor que ele foi. Então, isso é um material rico que, com certeza, dali ainda vão emanar muita pesquisa, muita análise, muitos trabalhos vão advir desse material.”
Foram 70 caixas transportadas de volta ao CCTA, sob a supervisão direta da arquivista da UFPB, Marcélia Nascimento. Com o material, foi entregue, ao respetivo Centro de Ensino, a lista dos documentos avulsos e partituras inventariados, além de uma planilha com a catalogação do acervo bibliográfico.
José Alberto Kaplan formou muitos dos professores de Música que atuam hoje no CCTA.
Sobre José Alberto Kaplan
Foi pianista, compositor, regente e professor. Nascido em Rosário, Argentina, em 16 de julho de 1935, iniciou os estudos musicais com Arminda Canteros em sua cidade natal e, mais tarde, aperfeiçoou-se com Ruwin Erlich (Buenos Aires), Nikita Magaloff (Genebra) e Władysław Kędra (Viena). Estudou Composição e Regência Orquestral com Julián Bautista, em Buenos Aires, e George Byrd, em Salvador (BA). A trajetória artística dele foi marcada por prêmios significativos, como o Diploma de Honra no VI Concurso Internacional de Piano Maria Canals (Barcelona, 1960), o primeiro prêmio no I Concurso Brasileiro de Composição de Música Erudita (FUNARTE, 1978), com a Suíte Mirim, para piano, e o segundo lugar no Concurso Nacional de Obras Corais (FUNARTE, Rio de Janeiro-RJ, 1979), com a obra Vilancicos, para coro infantil.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Fotos: envidas à Ascim CCTA pelo professor Ulisses Silva
Data da publicação: 24/09/25