O Projeto Coreográfico do período letivo 2025.1, do curso de Licenciatura em Dança, do CCTA/UFPB, apresenta o espetáculo ‘O Auto do BoiEtê’.
A apresentação, que acontecerá nos próximos dias 27 e 28 e nos dias 03 e 04 de outubro, sempre às 19h, será realizada no Teatro Lima Penante, localizado na Av. João Machado, 67, no Centro de João Pessoa.
A Coordenação do Projeto Coreográfico e a Direção-Geral do espetáculo é do Prof. Dr. Guilherme Schulze, do Departamento de Artes Cênicas (DAC/CCTA/UFPB).
As apresentações são gratuitas. O público poderá retirar o ingresso na plataforma Sympla.
Segundo a organização do evento, ‘O Auto do BoiEtê’ é inspirado em jornadas e tradições de autos populares que encarnam vida, morte e renascimento como metáfora dramatúrgica. O BoiEtê, uma figura mítica criada, que representa o corpo de intérpretes em suas personas e diversidades, evocando medos, sonhos, dores, alegrias e histórias que se encruzam em cena.
O espetáculo é organizado em três atos circulares, retornando ao seu início: vida, morte e vida. As performances se desdobram em cortejos e cantigas, transitando do hip hop ao waacking, do contemporâneo às brincadeiras populares.
O Projeto Coreográfico, componente curricular obrigatório, é ministrado no penúltimo período (7º) do curso de Licenciatura em Dança, do CCTA/UFPB. Nele, os estudantes realizam todo o processo de concepção, criação e execução de um trabalho artístico de dança para apresentações. A cada turma é criado um novo espetáculo, fazendo um movimento de fortalecimento da dança na Paraíba e da Paraíba.
Acompanhe os perfis oficiais no Instagram do espetáculo ‘O Auto do BoiEtê’ (@oautodoboiete) e do Projeto Coreográfico (projetocoreografico9@gmail.com).
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações da organização do espetáculo
Fotos da arte: @lalaphootos
Arte: @chrizstudio
Data da publicação: 17/09/25