O Departamento de Artes Cênicas (DAC), do CCTA/UFPB) disponibilizou gratuitamente o acesso ao conteúdo da oficina ‘Inteligência artificial como ferramenta pedagógica e de acessibilidade comunicacional para pessoas neurodivergentes’.
A oficina, que foi realizada no último dia 28, apresentou maneiras práticas de usar inteligência artificial (IA) para tornar o ensino mais inclusivo e facilitar a comunicação de/com estudantes que processam informações de modos diferentes.
Um dos destaques foi a rapidez no uso da GRALHA-GPT para apoiar atividades acadêmicas e demandas do cotidiano a partir da Linguagem Simples. A GRALHA-GPT é uma inteligência artificial que pode apoiar a comunicação acessível e o processo de (auto)aprendizagem de pessoas neurodivergentes, em especial, pessoas autistas adultas, inclusive em momentos de intenso distresse (estresse negativo). Essa ferramenta virtual utiliza técnicas de Linguagem Simples que podem deixar mensagens, orientações, conteúdos acadêmicos e outras necessidades comunicacionais cotidianas mais nítidas, diretas e fáceis de serem empregadas.
O material inclui um link na última página para visualizar a oficina completa.
O acesso permite que qualquer pessoa, neurodivergente ou não, conheça as sugestões de uso da GRALHA-GPT e aplique os recursos de IA no ensino e na comunicação em geral.
A iniciativa reforça o compromisso do DAC com a inclusão, a acessibilidade e a inovação pedagógica, ao divulgar ferramentas de apoio para toda a comunidade acadêmica.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações da professora do DAC, Caroline O. Martins
Arte: DAC CCTA UFPB
Data da publicação: 02/12/25