A professora do curso de Radialismo, do Departamento de Comunicação do CCTA/UFPB, Norma Meireles, estará na cidade de Belém, no Pará, para participar do lançamento da Agencia Internacional Universitaria de Noticias y Comunicación Ambiental (AIUNCA), que será apresentada oficialmente na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças (COP30).
A AIUNCA é formada por mais de 500 meios de comunicação universitários, entre eles, a Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA), que reúne emissoras Universitárias, projetos de produção em áudio e pesquisadores/as, e na qual a professora Norma é presidente.
A Agência terá o papel de ocupar os espaços internacionais dedicados à inovação, sustentabilidade e integridade da informação sobre as alterações climáticas – como resposta contra a epidemia da desinformação. Além disso, a AIUNCA procurará potenciar a cooperação entre meios universitários, científicos e comunidades locais, gerando conteúdos rigorosos, verificados e de alto impacto público.
Nascida do impulso comunicacional do programa internacional CitiPlat – Plataforma Cidadã sobre Mudanças Climáticas e um Mundo Sustentável, e da Universidade Nacional Arturo Jauretche (Argentina), com o apoio da UNESCO, a AIUNCA cresce como uma ferramenta para fortalecer a integridade das informações ambientais, neutralizar a desinformação e construir centros de referência confiáveis para a população local.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Arte: AIUNCA
Data da publicação: 10/11/25