Na manhã desta quarta-feira (12), estudantes da disciplina de Ética e Deontologia do 2º período do Curso de Jornalismo produziram um mural na entrada do CCTA para discutir a invisibilidade social no fazer jornalístico.
Segundo a professora Margarete Nepomuceno, que orientou a atividade, ‘Os Invisíveis da Notícia’ “nasceu do desejo de olhar para esses silêncios, para as vidas que raramente ganham voz, rosto ou nome no noticiário”. Ainda de acordo com ela, a “partir de debates em sala sobre ética, representatividade e os sistemas de invisibilidade que moldam a mídia, os estudantes refletiram sobre quem é sistematicamente deixado de fora da notícia e por quê. É um trabalho que propôs um mergulho crítico e sensível nas estruturas de exclusão e opressão que atravessam o fazer jornalístico”.
A professora explica que cada estudante realizou uma pesquisa individual sobre a própria percepção dos excluídos — aqueles que não aparecem no noticiário, ou, quando aparecem, são reduzidos a estereótipos, números ou tragédias.
O resultado se materializou em um mural coletivo, reunindo textos críticos, imagens, colagens e reflexões sobre a notícia e a falta de um jornalismo humanizado.
Entre os retratados no mural estão, por exemplo, pessoas trans, povos indígenas, comunidades ribeirinhas, o envelhecimento e moradores de bairros periféricos.
Para o estudante Joerick Mendes esse trabalho é muito importante para que as pessoas ao passarem por aqui (pelo mural) vejam e entendam como esses públicos são importantes na sociedade, mas ocultados pela mídia.
Já a aluna Weida Carneiro considera esse tipo de atividade importante para mostrar para a comunidade acadêmica e para a sociedade que, apesar de muitas pessoas serem invisibilizadas, ainda há quem tenha, no Jornalismo, um olhar necessário para todas as situações, e que cada caso tenha sua real importância quando for retratado pela mídia.
O mural está aberto para que quem se sentir também invisibilizado possa deixar sua mensagem.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Fotos: Débora Freire e selfie da turma
Data da publicação: 12/11/25