O professor do Departamento de Música (DEMUS), do CCTA/UFPB, Xisto Medeiros, escreveu a trilha sonora do filme ‘A Pedra do Reino e o Sertão de Dom Pantero’, com estreia marcada para o próximo dia 31, às 18h30, no Centro Cultural Ariano Suassuna, localizado no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.
O documentário mergulha na paisagem física e simbólica da Paraíba, que alimentou o imaginário de Ariano Suassuna, desvendando como o Sertão foi transfigurado em suas obras Literárias. Através de depoimentos exclusivos (Carlos Newton Junior e Manuel Dantas Suassuna), imagens inéditas e uma trilha sonora original composta por Xisto e interpretada pelo Quinteto da Paraíba, a narrativa percorre locais reais que se tornaram cenários míticos na literatura brasileira. O Quinteto da Paraíba é composto, além de Xisto, pelo também professor do DEMUS, Ulisses Silva, e por três estudantes egressos do respectivo departamento.
Xisto Medeiros, natural de Patos (PB), é cantor, compositor, contrabaixista, arranjador e produtor, iniciou seus estudos musicais aos 13 anos sob a orientação do tio dele João Linhares e do contrabaixista e professor Hector Rossi. De lá para cá, Xisto acumulou vivências e já dividiu palco com grandes nomes da música, a exemplo de Nelson Ayres e Mônica Salmaso. Também tocou e gravou com artistas como Sivuca, Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Elomar, Xangai, Antônio Nóbrega, Totonho, Arnaldo Antunes, Sandra de Sá, Zélia Duncan, Ana Carolina, Marcelo Jeneci, Cátia de França, Vital Farias e a Orquestra Armorial.
Em 2008, o Quinteto da Paraíba gravou a faixa “Martelo Bigorna” no CD Labiata do cantor e compositor Lenine, com arranjo de Xisto Medeiros, incluída na trilha da novela Caminho das Índias da Rede Globo, e ganhou o Grammy Latino de 2009. Em 2010, lançou o primeiro CD solo “Prana”, apontado pela crítica local como “uma obra-prima da música paraibana”, com canções suas e de parceiros como Lúcio Lins, Hildeberto Barbosa Filho, Zé Lins do Rego, Astier Basílio, Acilino Madeira, Pedro Osmar e Ronaldo Monte. O segundo CD, “Black Xistus” (2013), recebeu importantes críticas no meio musical, tanto pela qualidade poética das letras, quanto pela qualidade sonora dos arranjos bem trabalhados e definidos. Em maio de 2022 lançou o terceiro álbum solo “Baile de Pandeiro”, com elementos catalizadores da nova produção musical de Xisto Medeiros e de Acilino Madeira, que impulsionaram novas linguagens contemporâneas de musicalidade, brincantes da ciranda ao universo mais pop da canção.
Atualmente, Xisto Medeiros é Mestre e Doutorando em Etnomusicologia pela UFPB, instituição na qual é professor de contrabaixo elétrico e acústico. É primeiro contrabaixo da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Também é contrabaixista, produtor, diretor musical e artístico do Quinteto da Paraíba.
FICHA TÉCNICA
DOCUMENTÁRIO:
A PEDRA DO REINO E O SERTÃO DE DOIM PANTERO
DIREÇÃO
- Direção Geral: Manuel Dantas Vilar
ROTEIRO
- Roteiro: Manuel Dantas Vilar
DIREÇÃO DE ARTE
- Manuel Dantas Suassuna
FOTOGRAFIA
- Direção de Fotografia: Francisco Mendes e Manuel Dantas Vilar
- Câmera e Drone: Francisco Mendes
SOM
- Som Direto: Francisco Mendes
EDIÇÃO
- Montagem: Francisco Mendes e Manuel Dantas Vilar
TRILHA SONORA
- Quinteto da Paraíba:
- Ronedlik Dantas (1º violino)
- Anderson Carvalho (2º violino)
- Ulisses Silva (viola)
- Nilson Galvão (violoncelo)
- Xisto Medeiros (contrabaixo, violão, ovinho e zabumbaixo)
- Helinho Medeiros (piano - convidado)
- Composição, Produção e Direção Musical: Xisto Medeiros
- Gravação, Mixagem e Masterização: Marcelo Macedo (Peixe-Boi Estúdio)
- Assistente de Gravação: Téo Filho
FOTOGRAFIAS HISTÓRICAS
- Acervos:
- Manuel Dantas Vilar
- Família Suassuna (acervo pessoal)
- Família Guedes Pereira-Dantas Vilar (acervo pessoal)
- Fotógrafo Convidado: Gustavo Moura (imagem de Ariano Suassuna - 03:27 a 04:11)
DEPOIMENTOS
- Carlos Newton Junior
- Manuel Dantas Suassuna
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações de Xisto Medeiros
Fotos: arquivo pessoal de Xisto Medeiros
Data da publicação: 29/07/25