A Prof.ª Dr.ª do Departamento de Turismo e Hotelaria do CCTA/UFPB, Fabiane Nagabe, recebeu, ontem (4), a Medalha de Mérito Turístico, em solenidade na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
A honraria foi uma proposta pelo Deputado Estadual, Bosco Carneiro, pelos relevantes serviços prestados pela professora em benefício do impulsionamento do turismo no estado.
Em discurso na ALPB, Fabiane Nagabe agradeceu a todos os que colaboraram nos projetos e falou sobre a importância de se promover um desenvolvimento de um turismo com relações mais justas e verdadeiras: “o turismo é muito mais do que “as minhas férias” – é uma potente atividade econômica e social que transforma vidas e lugares, lá na base”.
Ela contou que desde 2013 na UFPB, tem tido a liberdade de se dedicar aos estudos e às ações com o turismo na região, com um olhar especial para o turismo de base comunitária. “A universidade é o farol que ilumina esse trabalho. É ela que permite compartilhar conhecimento na formação de nossos estudantes e em projetos que contribuem diretamente com a sociedade. Por isso, lutamos para manter as portas da universidade abertas, gratuitas e de excelência”, ressaltou a professora.
Fabiane também destacou a importância da Extensão Universitária: “É principalmente através da Extensão que conseguimos materializar o compromisso da universidade com o povo paraibano. É a certeza de que estamos no caminho certo, usando a ciência para atuar no nosso território de maneira responsável e construtiva, lado a lado com gestores, empresários e, principalmente, com os destinos e as comunidades turísticas da Paraíba. A Extensão não é uma "ajuda". É uma via de mão dupla em que o saber acadêmico e o saber popular se encontram, se enriquecem e geram um desenvolvimento real e sustentável”.
Para a equipe da Ascim do CCTA, a professora disse estar muito emocionada com todo esse reconhecimento, pois, segundo ela, é um reconhecimento do diálogo que se tem fora da universidade, resultado de trabalhos de Extensão, aulas de campo e intervenções.
Na solenidade estiveram presentes representantes de comunidades tradicionais que fazem parte das equipes dos trabalhados realizados pela professora Fabiane Nagabe.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Fotos: ALPB
Data da publicação: 05/09/25