O Professor Dr. Victor Hugo Neves de Oliveira, coordenador do Curso de Licenciatura em Dança do Departamento de Artes Cênicas, do CCTA/UFPB, foi contemplado com a Bolsa Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por suas relevantes contribuições para o debate das relações étnico-raciais no contexto das Artes da Cena.
Victor Hugo está entre os 84 professores da UFPB aprovados nesse edital (Chamada CNPq Nº 18/2024 Bolsas de Produtividade do CNPq), segundo informações da Pró-reitoria de Pesquisa da UFPB. Ele foi contemplado a partir da proposição do projeto intitulado ‘Caminhando contra o vento: Mapeamento de projetos antirracistas no contexto das graduações em dança’, que se encontra associado às práticas investigativas do Grupo de Pesquisa ‘Cena Preta/ Quilombo: um espaço de muitos afetos e produções’, o qual é coordenador. De acordo com Victor, o projeto visa colaborar com discussões importantes sobre processos artísticos e pedagógicos aplicados à educação das relações étnico-raciais no panorama da formação em dança, cartografando ações de combate à opressão racial implementadas no contexto dos cursos superiores em dança.
Segundo o professor, os critérios de avaliação são extremamente rígidos e as bolsas são concedidas pelo CNPq para pesquisadoras e pesquisadores que se destacam em termos de produção científica-artística e na formação de recursos humanos: “Me encontro, por isso, feliz. Mas, reconheço que esse resultado expressa uma geografia de afetos e esforços coletivos”.
Para ele, ser contemplado com essa bolsa é um dos maiores reconhecimentos institucionais que exista para as pessoas pesquisadoras do nosso país: “Certamente, a bolsa é um incentivo para pessoas pesquisadoras que se encontram intensamente engajadas com a produção de um pensamento crítico e inovador. Mas, para além disso, representa um passo importante na expansão das nossas possibilidades de parcerias e no fortalecimento das redes de investigação tanto em âmbito nacional, quanto internacional. Reconheço que somos poucos Bolsistas de Produtividade do CNPq no CCTA, mas espero que essa realidade se transforme e que, em breve, possamos ser muitas e muitos”, ressalta o professor.
O edital do CNPq dessa chamada tem como objetivos valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade, além de selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Foto: Arquivo pessoal do professor Victor Hugo
Data da publicação: 13/08/25