A professora do Departamento de Comunicação, do CCTA/UFPB, Norma Meireles, foi destaque no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), deste ano, vencendo duas categorias do Prêmio Luiz Beltrão de Comunicação.
A professora foi agraciada nas categorias ‘Instituição paradigmática’, com o trabalho desenvolvido na Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA), da qual preside; e ‘Grupo Inovador’, pela participação no grupo de pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor).
A Rede Rubra é composta por emissoras de rádios universitárias e projetos com produções sonoras de todo país, que se associam por meio de um formulário online. Desde sua criação, a RUBRA realiza encontros para trocas de experiências e debates com temáticas voltadas à produção e pesquisa sobre rádios universitárias e mídias sonoras. Um exemplo destes eventos é o Encontro Nacional de Rádios Universitárias, que, em duas edições, reuniu pesquisadoras/es e profissionais de rádios universitárias de diferentes lugares do Brasil para discussões importantes sobre produções, técnicas e teorias radiofônicas. Já o ConJor é um grupo composto por 64 pesquisadores de 19 universidades brasileiras, vinculado à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Originalmente fundado com foco em estudos sobre Convergência e Jornalismo, atualmente o grupo amplia a atuação contemplando pesquisas que discutem comunicação, metodologia, epistemologias e mediações.
O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação foi criado como forma de reconhecimento a pesquisadores e grupos de pesquisa que se destaquem no meio acadêmico. O troféu é concedido a quem produz trabalhos relevantes na área das ciências da Comunicação e contribui para consolidar o prestígio das comunidades acadêmica e profissional brasileiras. A cerimônia de entrega das estatuetas ocorre anualmente, durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Fotos: Izani Mustafá (UFMA, campus Imperatriz)
Data da publicação: 13/10/25