Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Projeto de Extensão do CCTA promove evento sobre transformações da radiodifusão e da mídia sonora

O canal de áudio ReCanto do Som, plataforma do curso de Radialismo do CCTA, realiza, no próximo dia 20, o evento ‘O Rádio no século XXI: mídia sonora, plataformas e acessibilidade’.

O Seminário discutirá as transformações da radiodifusão e da mídia sonora nos anos recentes, como o desligamento das emissoras AM, o crescimento das plataformas, além das mudanças sociais e culturais. Também serão debatidas questões como a reconfiguração de emissoras, que passam a investir e apostar em novas linguagens e formatos, além da ascensão de novas formas de consumo de mídia sonora, especialmente com o crescimento do podcasting e de espaços digitais de áudio.

Para ministrar o evento, que acontece às 9h, na Sala Cine Aruanda (térreo do bloco B do CCTA), foram convidados André Cananéa, jornalista da Parahyba FM, e Talita França, egressa do curso de Radialismo da UFPB e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, também da UFPB.

A ocasião também vai marcar o lançamento do canal de áudio Recanto do Som, fruto do Projeto de Extensão ‘Radialismo por streaming’, do CCTA/UFPB, coordenado pelo professor Rodrigo Martins. O canal reúne um catálogo da produção discente do curso e produções experimentais. O Recanto do Som está disponível na internet desde julho deste ano e conta com cinco produções já catalogadas, além de playlists desenvolvidas pelos estudantes da Extensão: Felippe Santos, Francisco Alves e Larissa Nóbrega.

Sobre os convidados

André Cananéa é jornalista profissional, formado em Comunicação Social pela UFPB. Atua há 27 anos na imprensa da Paraíba, tendo passado pelos quatro principais jornais impressos da capital paraibana – Correio da Paraíba, O Norte, Jornal da Paraíba e A União. Também tem experiências em rádio e TV, onde chegou a editor do telejornal Jornal da Correio, além de ter conduzido o projeto Segundo Caderno para a TV Câmara de João Pessoa. Já foi laureado com Troféu Imprensa do Sindicato de Jornalistas da Paraíba (1999), Diploma do Mérito Cultural, conferido pela Fundação Casa de José Américo (2005), e a Medalha Assis Chateaubriand por Mérito Jornalístico, conferida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (2006). Mais recentemente, pela sua atuação junto à revista literária Correio das Artes, que circula mensalmente com jornal A União, foi homenageado pela seccional paraibana da União Brasileira de Escritores (UBE-PB) e pelo projeto Sol das Letras, ocasião na qual foi agraciado pelo troféu Solito pela contribuição às artes e à cultura através da imprensa. Em maio de 2024, André Cananéa deixou a editoria do Correio das Artes para se dedicar integralmente a gerência da nova rádio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), a Parahyba 103.9 FM, que comanda desde fevereiro de 2023.


Talita França é radialista, formada pela UFPB, onde faz mestrado em Comunicação com pesquisa sobre áudio acessível. É Pós-graduada em Comunicação e Marketing e atuou no mercado de trabalho na área do marketing.



Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações da equipe da plataforma ReCanto do Som