Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Escola de Música é inaugurada no CCTA

Prédio é o maior do gênero a compor a estrutura de uma Universidade Pública no país

Foi inaugurada, na manhã desta segunda (14), no CCTA/UFPB, a Escola de Música, o maior espaço do gênero a compor a estrutura de uma Universidade Pública no país, com mais de 2.000 m².

A Escola de Música, localizada no bloco E do CCTA, campus I da UFPB, foi projetada com um anfiteatro com capacidade para 150 pessoas, um miniauditório, salas de estudo individuais, salas de uso coletivo, musicoteca e diversos laboratórios. O local conta com equipamentos que oferecem acessibilidade, como rampas, um espaço verde, além de um completo tratamento acústico de portas e janelas, o que garante conforto para a realização de aulas, ensaios, cursos e apresentações.

Segundo a vice-diretora do CCTA, o próximo passo será unir esforços para equipar a Escola de Música: “É um trabalho que a gente já vem realizando há algum tempo. Estamos buscando recursos, buscando equipamentos, mobiliário. Parte do material já está chegando e mais ainda virá. Trabalhamos muito para isso. A professora Terezinha, reitora eleita que assumirá o cargo, no próximo mês, está, esta semana, em Brasília, levando o nosso projeto”.

De acordo com o diretor do CCTA, professor de Música, Ulisses Silva, “a Escola é uma obra de extrema importância para nosso Centro, pois vem para atender à grande demanda por espaço dos dois departamentos ligados à área da Música, que é o Departamento de Educação Musical e o Departamento de Música. Toda essa infraestrutura vai permitir a realização de projetos e ações que dependem de espaço, inclusive vai abrigar a implantação do curso de Música Brasileira Popular. Importante destacar que antes mesmo da inauguração, nós já pleiteamos junto a políticos paraibano e à nova gestão que virá para a reitoria da UFPB recursos para equipar todos os ambientes da melhor maneira possível”.

No país, só há duas universidades públicas que ensinam todos os instrumentos eruditos e populares mais conhecidos e, entre elas, está a UFPB. A instituição possui uma longa tradição na área, com reconhecimento internacional.

Para o professor de piano e literatura instrumental, José Henrique Martins, a inauguração da Escola de Música era um evento que toda a comunidade universitária, e principalmente os departamentos da área de Música, ansiavam. “Esse espaço físico é necessário para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e artísticas da universidade. As atividades artísticas que a gente desenvolve são uma espécie de cartão de visitas da UFPB, porque nós temos um corpo docente muito bem preparado, temos estudantes habilidosos, inclusive nós temos áreas instrumentais que não existem em outras universidades do Brasil e isso é muito importante”, ressalta o professor.

Júlia Ess, estudante de canto lírico, do curso de Licenciatura em Música, disse que esse é um projeto que vem sendo esperado há muitos anos. "Agora, nós estamos aqui na expectativa para o mobiliário e o equipamento. Tudo isso contribuirá para o nosso desenvolvimento  enquanto estudantes, enquanto performers, enquanto professores em formação".

Os ambientes, que irão atender estudantes dos cursos de Bacharelado, de Licenciatura e de Pós-graduação em Música do CCTA/UFPB, servirão ainda para as ações dos cursos de Extensão que são oferecidas na área musical. No CCTA são desenvolvidos, atualmente, mais de 100 projetos de Extensão, entre eles, cursos que ensinam crianças, jovens, adultos e idosos a cantar e a tocar diversos instrumentos musicais.

A realização de eventos na área de Música também são frequentes na UFPB, mantendo uma ligação forte como com o cenário cultural da Paraíba e do Brasil, seja por apresentações em parcerias com artistas, seja por promoção e/ou participação em espetáculos.

Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)

Fotos: Esther Sousa e Afra de Medeiros