Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Laboratório de Inclusão Digital voltado a estudantes de graduação do CCTA começa a funcionar nesta terça (30)

A partir desta terça (30), a comunidade acadêmica do CCTA passa a contar com outro Laboratório de Inclusão Digital (LID).

O espaço é voltado prioritariamente para estudantes de graduação do CCTA. Porém, caso haja necessidade receberá estudantes da pós-graduação do Centro.

O LID, que está localizado na sala 216, no 1º andar do bloco B do CCTA, conta com 23 computadores, ambiente climatizado, câmera de monitoramento e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30 e das 13h30 às 17h.

Cada usuário terá 2h para utilizar o LID, tempo que poderá ser estendido dependendo da demanda.

Importante que os estudantes estejam atentos às regras para utilização do espaço e dos equipamentos: não comer nem beber no ambiente; não desconectar nenhum cabo dos computadores; e não desligar nenhum computador. Além disso, vale ressaltar que os computadores poderão ser formatados a qualquer momento e a administração do LID não se responsabilizará por arquivos deixados nas máquinas.

Esse é o segundo laboratório de inclusão digital inaugurado no CCTA. Em março de 2023, foi instalado o LID no bloco A do CCTA (prédio só térreo), onde estão disponíveis cinco computadores, tendo prioridade os estudantes de graduação com dificuldades de locomoção e estudantes de pós-graduação, ambos do CCTA.

O Laboratório de Inclusão Digital (LID), do bloco A, funciona no horário das 8h às 12h30 e das 11h30 às 17h, de segunda a sexta.

Os procedimentos para utilização do espaço e dos equipamentos são os mesmos para todos os laboratórios.

Para o diretor do CCTA, Ulisses Silva, a implantação desses laboratórios é uma reivindicação antiga dos estudantes e de extrema necessidade, em especial, para atender a comunidade do Centro que não possui computador em casa para realizar, por exemplo, trabalhos e pesquisas. “Foram 3 anos de espera para finalmente ver que todo nosso esforço para conseguir instalar os LIDs valeram a pena. Enfrentamos muitas dificuldades diante da falta de infraestrutura e de orçamento”, disse o diretor.

A vice-diretora do CCTA, Fabiana Siqueira, afirmou que o objetivo agora, em relação a esses laboratórios, é conseguir mais servidores para possibilitar que os ambientes fiquem abertos também à noite.

Importante destacar que os estudantes têm acesso à internet sem fio nos LIDs.

Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)