CCTA recebe performance 'Alva Escura' nesta terça (27)
O CCTA recebe, nesta terça-feira (27), a performance 'Alva Escura', dos artistas Dori Nigro e Paulo Pinto.
O espetáculo acontece às 13h, no hall do bloco B do respectivo Centro de Ensino, em frente à Direção de Centro.
Após a apresentação, será realizada uma roda de conversa com os artistas mediada pelo professor do Departamento de Artes Visuais do CCTA, Robson Xavier.
Segundo o artista Paulo Pinto, Alva Escura "é uma performance que nasceu de uma pesquisa contínua, iniciada em 2007, sobre anúncios de venda, aluguel e busca de pessoas escravizadas, nos jornais brasileiros do século XIX, além de receitas de comidas que atravessam tempos". Ainda de acordo com ele, a performance confronta passados e presentes, desenhando diálogos de alteridade, onde a palavra é notícia, receita, oração, revelando uma canção imagética que arranha in/consciências'.
Dori Nigro (Olinda - PE) e Paulo Pinto (Juazeiro do Norte - CE) são performers, arte-educadores, pesquisadores com passagem pela Universidade Católica de Pernambuco, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.
Trabalham em suas apresentações com temáticas ligadas à ancestralidade, espiritualidade, herança colonial, corpos dissidentes, educação e saúde mental, além de memórias pessoais, familiares e sociais.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)