Proposta do CCTA está entre as duas escolhidas da UFPB para seleção nacional no Programa de Educação Tutorial
‘Encontro de Saberes: Poéticas e Pedagogias Afro-indígenas na UFPB' é o título da proposta do CCTA que irá concorrer na seleção nacional (edital nº 4/2024) para criação de grupos no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET), do Ministério da Educação (MEC).
A proposta, que é coordenada pela professora do Departamento de Artes Cênicas do CCTA, Ana Valéria Ramos Vicente, já passou por duas seleções para chegar à etapa nacional: uma no CCTA e outra na qual concorreu com diversos projetos da UFPB. Desta última, apenas duas seguiriam para a fase nacional.
A ação concorre no eixo temático Rede Encontro de Saberes, em que os projetos devem visar ampliar o horizonte epistêmico do mundo universitário brasileiro a partir do oferecimento de disciplinas que possam contribuir na curricularização da Extensão a partir de discussões e conteúdos que envolvamos saberes populares. O foco do trabalho deve ser as comunidades populares urbanas, campo, quilombola ou indígenas, voltados à diversidade social.
‘Encontro de Saberes: Poéticas e Pedagogias Afro-indígenas na UFPB' pretende efetivar a construção de uma colaboração efetiva entre discentes, docentes e mestres das culturas populares da Paraíba, em busca de fortalecer a consciência afro-indígena da comunidade educacional e colaborar com a transformação epistêmica da Universidade brasileira. Tem como objetivo favorecer a implementação de formação inclusiva para toda universidade, a partir da área de Letras e Artes, onde historicamente se dá início ao projeto dentro da UFPB.
Os grupos deverão ser constituídos exclusivamente por bolsistas em condição de vulnerabilidade social e econômica.
De acordo com o edital do MEC, que estipula criar até 45 grupos a partir deste edital, a divulgação do resultado final está previsto para o próximo dia 16 de setembro.
Sobre o PET
Criado pela Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, e regulamentado pela Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010, o Programa Educação Tutorial (PET), do Ministério da Educação, destina-se a fomentar grupos de aprendizagem tutorial mediante a concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação e bolsas de tutoria a professores-tutores de grupos do PET.
É da competência da Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior, no âmbito da Coordenação Geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais (Dippes/CGRED).
Tem como principais metas: desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, por meio de grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; e contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação e estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)